sexta-feira, 16 de setembro de 2011

Correio Forense - Presidente Dilma afasta diretor executivo do Dnit após novas denúncias - Notícia

16-07-2011 09:30

Presidente Dilma afasta diretor executivo do Dnit após novas denúncias

O diretor executivo do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), José Henrique Sadok de Sá, foi afastado do cargo ontem por ordem da presidente Dilma Rousseff após o Estado ter publicado reportagem mostrando que a Construtora Araújo Ltda., de Ana Paula Batista Araújo, mulher dele, ganhou contratos no valor de pelo menos R$ 18 milhões para tocar obras em rodovias federais em Roraima, entre 2006 e 2011, vinculadas ao órgão.

Sadok respondia interinamente pela direção-geral do órgão, em substituição a Luiz Antônio Pagot, que saiu de férias depois de também ser ameaçado de afastamento pela presidente, em consequência de denúncias de corrupção (cobrança de propina em contratos de obras) na área, reveladas pela revista Veja. Ele ficou apenas nove dias como interino no cargo.

Além de Pagot – cuja situação legal é a de diretor-geral do Dnit, em férias, mas com afastamento determinado pela presidente Dilma Rousseff – e Sadok, caíram o ministro Alfredo Nascimento, que pediu demissão em caráter irrevogável, o diretor-geral da Valec, estatal que cuida das ferrovias, José Francisco das Neves, e os assessores da pasta Mauro Barbosa da Silva (chefe de gabinete) e Luís Tito Bonvini.

O ministério afastou também ontem Frederico Augusto de Oliveira Dias, assessor da diretoria do Dnit que atuaria como lobista de um esquema de favorecimento de empreiteiras, segundo notícia do jornal Correio Braziliense. Dias, tratado como boy e estafeta por Luiz Antonio Pagot no depoimento que prestou à Câmara dos Deputados, na quarta-feira, seria um operador a serviço do secretário-geral do PR, deputado Valdemar Costa Neto (PR-SP), que nega a acusação.

“Todo dia a gente abre o jornal e tem crise no ministério”, diz Dilma

Passava um pouco das 8 horas quando a presidente Dilma Rousseff telefonou para o ministro dos Transportes, Paulo Sérgio Passos – nomeado para o cargo há apenas seis dias – e foi direto ao assunto. “Paulo Sérgio, você tem de fazer uma “limpa” nesse ministério e no Dnit”, disse Dilma, numa referência ao Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes.

“Todo dia a gente abre o jornal e tem uma crise nesse ministério. Não tem cabimento isso!”, esbravejou Dilma, na conversa com Passos. “Eu não quero mais saber de denúncia contra A, B ou C. Tem de tirar todo mundo de lá!” A presidente estava muito irritada com o novo capítulo das denúncias, desta vez envolvendo o diretor executivo do Dnit, José Henrique Sadok de Sá. Sem esconder a impaciência com o prolongamento da crise, Dilma mandou Passos afastar imediatamente Sadok após ler a reportagem publicada pelo Estado.

Fonte: Congresso em Foco e Estado de São Paulo


A Justiça do Direito Online


Correio Forense - Presidente Dilma afasta diretor executivo do Dnit após novas denúncias - Notícia

 



 

 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário